Câmara de Conquista aguarda resposta de Rui Costa a convite para audiência pública sobre Covid-19




A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista tem se demonstrado grande preocupação com o aumento no índice de contaminação pelo novo coronavírus no município e o consequente número de mortes. Neste sentido vem adotando posicionamentos muito enfáticos. Desde a semana passada as sessões passaram a ser virtuais e foram suspensas as atividades presenciais. Com a medida, servidores e assessores parlamentares passaram a trabalhar em regime de home office, à exceção daqueles que, por necessidade do serviço, sejam escalados para cumprirem jornada especial na sede do legislativo.

O presidente Luís Carlos Dudé (MDB) também disponibilizou a frota da Câmara de Vereadores para utilização pela Prefeitura ou mesmo pela Policia Militar para atividades de fiscalização do cumprimento da restrição de movimentação noturna determinada pelo toque de recolher decretado pelo Governo do Estado.

E ontem (22), Dudé enviou ofício ao governador Rui Costa (PT), convidando-o a participar de audiência pública para discutir o quadro da Covid em Vitória da Conquista, principalmente a crise relacionada à alta taxa de ocupação de leitos de UTI dedicados a pacientes com o novo coronavírus. A princípio, a audiência pública seria já nesta terça-feira (23), pela urgência do situação, mas ficou a critério do governador, a depender da agenda dele, o melhor momento para a conversa com os vereadores.

Segundo o presidente do legislativo conquistense, que é totalmente favorável ao decreto do Governo do Estado de ampliação do horário do Toque de Recolher, o momento é de diálogo entre os poderes organizados para enfrentar o vírus e combater as suas consequências na vida da população. “Precisamos dialogar exaustivamente em busca de ações que visem à preservação da vida, que é o mais importante a se pensar. Eu entendo que política boa é aquela que cuida do ser humano, que preza pela vida, queremos solução para o problema independente de questões ideológicas. É isso que a Câmara de Vitória da Conquista busca”, afirmou Dudé.

Ao BLOG, Luís Carlos Dudé disse que a data marcada é uma referência, para que o governador possa fazer o ajuste. “O governador tem demonstrado grande interesse em conversar seriamente sobre a saúde no estado e nós também, com o necessário foco em Conquista, se a agenda dele permitir a audiência hoje, ótimo, se não, vamos aguardar uma data. Tenho certeza que Rui Costa compreende nossa pressa e sabe que estamos lutando a mesma luta”, destacou.

Até meio-dia, o governador Rui Costa ainda não havia respondido se ele poderá participar de alguma audiência pública sobre Covid-19 a convite da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. De acordo com Dudé, o gabinete do governador fez um contato, hoje pela manhã, e sinalizou que a sub secretária da Saúde poderá ser escalada para o evento, mas ele ainda aguarda correspondência com resposta oficial. “Seria muito importante que pudéssemos ter o próprio governador na audiência”, ressaltou o presidente.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: