PT processa pastor por fake news contra Zé Raimundo e intolerância religiosa. Davi José nega intenção de ofender




O Partido dos Trabalhadores entrou nesta terça-feira (23), com um processo criminal na 3ª Vara Crime contra o pastor David José da Silva que, na campanha eleitoral de Vitória da Conquista, gravou um áudio, espalhado nas redes sociais, em que acusava o candidato a prefeito do PT, deputado estadual Zé Raimundo, e outros nomes do partido, como o governador Rui Costa, de participarem de um ritual com sacrifício de animais. O objetivo seria obter o apoio de forças ocultas para a eleição.

Em nota, o presidente do diretório municipal do PT, Isaac Bomfim, afirma que a ação é contra “o cidadão que se intitula como ‘pastor’, pelas calúnias e difamações proferidas contra o PT, seus dirigentes e lideranças políticas”.

O Partido dos Trabalhadores relata que “no mês de novembro de 2020, com a clara intenção de influenciar no pleito eleitoral, o referido cidadão divulgou sabidamente ‘Fake News’ que atribuía ao PT e suas lideranças a realização de ‘sacrifícios com animais em rituais de típicos do candomblé’.

A nota esclarece que o processo movido contra Davi José da Silva se faz necessário não apenas pelo fato de ele ter divulgado uma falsa notícia, mas, “também, pela Intolerância Religiosa proferida nas palavras do ‘pastor’ que a eleição era uma luta das ‘luzes contra as trevas'”.

O PT finalizando dizendo que espera “que a justiça seja feita e que a consciência de uma sociedade igualitária com todos os grupos étnicos e religiosos, seja parte também da vida deste cidadão de nome david josé da silva (sic)”.

O OUTRO LADO

O BLOG conversou com o pastor Davi. Ele disse que não poderia falar sobre o processo que o PT moveu contra ele porque tomava conhecimento naquele momento e desconhecia o teor da ação. Mas, se defendeu dizendo que não teve a intenção de atacar o candidato Zé Raimundo. “Eu lamento como isso se espalhou como fake new. Era um áudio interno, de uma conversa com o grupo, onde usamos uma linguagem religiosa. Veja que pedi clareza na eleição, que a Polícia Federal e a Polícia Militar cumprissem o seu papel de averiguar”, justificou o pastor.

Ele afirmou que não fez apologia de nada nem perseguiu ninguém, que a intenção foi exortar a comunidade. Davi José da Silva se queixa de que, a partir da divulgação do áudio foi atacado: “Falaram de mim, ‘denegriram’, inclusive a imprensa, que não teve esse seu cuidado ético de me procurar”. O pastor argumenta que, com a fala que está sendo contestada, fez uso de sua liberdade de expressão, sem a intenção de ofender ou prejudicar. “Não coloquei na mídia, não tenho nem rede social, apenas este WhatsApp. Eu não tinha a intenção de atacar”, garante o religioso.

O BLOG perguntou ao pastor se a acusação de que os políticos tinham participado de ritual de sacrifício de animais foi  baseada em conhecimento próprio ou foi passada por terceiros. Ele disse que não afirmou que o episódio narrado por ele realmente aconteceu. “Em nenhum momento eu afirmei ou disse que eu vi, tenho segredo de gabinete, pastoral, como um médico ou um jornalista com sua fonte. Eu disse que soube, não que tenha prova, apenas disse que tinha informação, não disse que ia provar”, enfatizou.

Na avaliação do pastor Davi José ele não cometeu crime para ser processado. “Não fiz injúria e difamação, não era para se transformar no que foi transformado, era uma conversa interna, é daquele jeito que a gente fala”, se defendeu. E disse que, na verdade, foi vítima de invasão de privacidade e que o áudio não tinha outra intenção do que falar para o público interno, sem atacar ou perseguir o candidato e os demais políticos citados. “Minha privacidade foi violada e usaram o áudio com outras intenções”, se queixa.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: