
Depois que o BLOG publicou preocupação do vereador Chico Estrella (PTC) em relação ao percentual de perda técnica de vacina admitida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até, 5%, o que se ocorresse no limite, equivaleria a mais de 732 dos, a Secretaria de Comunicação (Secom) publicou matéria no site oficial com novos dados da vacinação, com o esclarecimento de que foram perdidos apenas 0,74% de 10.610 doses que, segundo a SMS, chegaram para a aplicação da primeira dose em trabalhadores da Saúde e idosos.
O percentual divulgado é um dos menores do país e equivale a 79 vacinas perdidas. O Ministério da Saúde considera uma perda técnica considerável de até 5%. A secretaria explica que as perdas se dão por quebra de frasco, contaminação de agulha ou em decorrência de oscilação da temperatura de armazenamento.
A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, não explica a diferença entre a quantidade de vacinas que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa, oficialmente, ter enviado e o número divulgado pela SMS. De acordo com a Sesab, foram enviadas para Vitória da Conquista 10.800 unidades para a aplicação da primeira dose. Já o município informa que foram 10.610 vacinas, diferença de 190, que nenhum dos dois lados se importa de esclarecer.
Nesta quarta-feira (24), a SMS informa que, do período de 19 de janeiro a 7 de fevereiro, foram recebidas 10.610 doses para primeira aplicação, sendo 7.330 delas da CoronaVac e 3.280 da Oxford. A matéria diz que já foram vacinadas 10.492 pessoas com a primeira dose, das quais: 7.085 trabalhadores da saúde, 210 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, 30 indígenas, além de 3.167 idosos a partir de 87 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2ª DOSE
Já para segunda aplicação, o município recebeu, conforme a matéria, até o momento, 4.040 doses destinada aos grupos que já receberam a primeira dose a partir do dia 19 de janeiro, quando foi iniciada a vacinação no município com esse mesmo quantitativo de doses.
Até a última terça-feira (23), 209 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (abrigos e asilos) e 3.014 trabalhadores da saúde já receberam a segunda dose do imunizante. A estratégia de vacinação para os trabalhadores da saúde foi estendida e segue até a próxima sexta (26), na Quadra Esportiva da Fainor, das 9h00 às 16h00.