Secretaria de Saúde de Conquista fala em perda de até 732 doses de vacina contra Covid-19 e vereador quer relatório




A conta não bate. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que enviou para Vitória da Conquista 10.800 vacinas para a 1ª dose. Já o “vacinômetro”, infográfico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com dados da vacinação no município, informa 10.610, diferença de 190 doses. Qual a quantidade certa? O BLOG já fez a pergunta à Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom) e à assessoria da Sesab mas não teve resposta, embora seja uma questão muito séria.

Outro dado que consta do infográfico da SMS é de que a perda técnica da vacinação pode ser de até 5%, o que pode chegar a até 732,5 doses, considerando as 14.650 doses recebidas, pelos dados da SMS. O BLOG enviou e-mail e mensagem de WhatsApp para a Secom na segunda-feira (22), incluindo a pergunta se a SMS enviou aos vereadores de oposição a relação de vacinados, solicitada para confirmar que não houve fura fila na vacinação. Mas não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria. Quando vier, será acrescentada ao texto.

O vereador Chico Estrella (PTC) foi quem chamou a atenção para os dados mencionados. Para ele, é “um absurdo, numa situação como essa, com as pessoas desesperadas pela vacina, não sabermos quantas doses se perdem”, referindo-se ao cálculo de perda informado pela Secretaria Municipal de Saúde, que ele considera muito alto. O parlamentar diz que não se trata de desconfiança nos profissionais que, segundo ele, estão realizando um trabalho elogiável, mas uma questão de transparência.

Sobre a diferença de 190 doses na quantidade de vacinas que o município recebeu, Chico Estrella diz que “é urgente esclarecer quem está dando a informação errada, se o Estado ou o Município. A diferença é grande, equivale a 190 conquistenses”.

FURA FILA

O vereador do PTC disse que vai procurar o líder da bancada e a comissão de Saúde da Câmara Municipal “para podermos cobrar, de forma mais efetiva, resposta ao ofício enviado há um mês [25 de janeiro] solicitando a lista de pessoas vacinadas, para ter certeza de que não ocorreu nenhuma situação de fura fila”.

Chico Estrella vai propor aos colegas de bancada um pedido específico sobre as perdas de vacina. “E vamos acrescentar na cobrança um relatório técnico que identifique as perdas, não pode ficar só uma explicação de boca”, antecipa. “Repito: isso não é uma desconfiança da seriedade dos profissionais da Saúde, é porque o assunto é da maior importância e envolve o direito à informação e, mais que isso, tem a ver com a saúde e a vida de pessoas”, enfatizou o parlamentar.

Para ele, ao informar o que está sendo solicitado, “a Prefeitura prova que está fazendo tudo certo, isso tranquiliza todo mundo e deve ser interesse do governo municipal demonstrar que age com honestidade”.

Comente

%d blogueiros gostam disto: