Governador Rui Costa detalha medidas do lockdown parcial no estado neste fim de semana




O governador Rui Costa disse que a medida de fechamento das atividades anunciada nesta quinta-feira (25) e válida de desta sexta-feira até segunda-feira (1º). Segundo ele, não é lockdown e nem é mais apenas o toque de recolher. “Nem uma coisa nem outra. O toque de recolher continua valendo e as pessoas não poderão estar nas ruas no horário previamente estabelecido”, disse Rui, em resposta a questionamento de jornalistas. O governador enfatizou que a medida vale para todo o estado.

De acordo com Rui Costa, a opção por manter parte das atividades comerciais em funcionamento se deu para evitar tumultos e aglomeração. “Optamos por não fechar tudo, principalmente os locais de venda de alimentos, porque isso provocaria uma corrida e, ao invés de evitar iríamos por promover uma grande aglomeração”, explicou o governador.

Em mais de um momento, Rui fez questão de ressaltar que não poderá haver venda de bebida por nenhum estabelecimento nem por delivery. “Não será permitida vender bebida alcoólica, mesmo nos estabelecimentos de venda de alimentos que estarão abertos. Terão que passar fita na prateleira e não autorizar passar o produto no caixa, porque serão multados e poderão sofrer sanções”, destacou.

O governador também esclareceu que estarão funcionando todas as atividades essenciais de saúde pública e alimentos. Mas, bares e restaurantes não poderão abrir: “Nem de manha, nem de tarde, nem de noite”. Ele disse que isso vale para qualquer atividade coletiva, seja social, esportiva, religiosa ou de qualquer tipo.

Rui Costa explicou que haverá um monitoramento da taxa de contaminação e de ocupação de leitos de hospital até o fim do dia de domingo (28) e então o Governo do Estado decidirá o que fazer em seguida: “Se os números continuarem piorando até domingo podemos fechar tudo, depende do quadro de demanda nas UPAs e nos hospitais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador comentou que “abrir leito não é a solução para o que está acontecendo agora com a Covid-19. Tenho conversado com secretários de saúde: o ritmo de crescimento é alto, é preciso reduzir o ritmo da contaminação. É impossível acompanhar o ritmo da doença. Não se trata de recursos estruturais ou financeiros, mas a cooperação da população, é o esforço de cada um”.

Rui ainda anunciou que Governo da Bahia vai publicar um decreto suspendendo cirurgias seletivas na rede privada para sobrar leito para Covid-19. “Os dados mostram que é preciso fazer isso, neste momento, por exemplo, temos 195 pessoas na regulação, à espera por leitos de UTI. Por isso, é importante que a gente se conscientize de que a hora é de todo mundo fazer a sua parte para evitar o pior”, pediu o governador da Bahia.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

3 thoughts on “Governador Rui Costa detalha medidas do lockdown parcial no estado neste fim de semana

Comente

%d blogueiros gostam disto: