Primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado há um ano. Paciente contaminado veio da Itália



COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL

A primeira contaminação pelo novo coronavírus foi identificada no Brasil no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de Covid-19. O primeiro caso confirmado foi um paciente Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Ele chegara da Itália com sintomas de gripe e, depois de realizado exame para detecção do novo coronavírus, foi diagnosticado com Covid, no dia 26.

A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença.

Em abril, em meio ao isolamento social, o governo adotou medidas para mitigar o efeito da doença na economia, como linhas de crédito para as empresas, e enviou ao Congresso Nacional proposta de criação de auxílio emergencial, direcionado à população mais vulnerável.

Ainda em 2020, estudos sobre a vacina contra Covid-19 avançaram e tornaram real a possibilidade de imunizar a população. Em janeiro deste ano, o Brasil começa a vacinar grupos prioritários, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford.

Com casos ainda em alta e vacinação em andamento, no início de 2021, vários estados decretaram toque de recolher para tentar conter o avanço da doença. E o carnaval foi cancelado para evitar aglomerações.


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: