
A Polícia Militar empreende operação especial nas ruas de Vitória da Conquista para cumprimento do decreto do governador Rui Costa que determina suspensão de todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação, transporte coletivo e segurança nos 417 municípios da Bahia.
Na manhã deste sábado (27), guarnições estiveram na conhecida feira do rolo, na Praça do Carvão, no bairro Brasil, e dispersaram a aglomeração no local, cuja atividade não é regular e nem essencial. O PMs orientaram as pessoas presentes a retornarem para suas casas e não foi necessário a ação coercitiva.
A ação da PM, de acordo com o comandante regional, Coronel Ivanildo da Silva, é sempre no sentido da orientação, contando com a cooperação das pessoas. Segundo ele, a grande maioria da população tem sido consciente da importância dos cuidados e de obedecer às restrições, visando o bem comum.
AÇÃO EFETIVA
Na primeira noite do lockdown e oitava depois da decretação do toque de recolher, a quantidade de ocorrências mais graves foi muito reduzida. Não houve prisão ou condução à delegacia e apenas um estabelecimento comercial foi fechado fora do horário estabelecido. Nos dois dias anteriores foram 105 no total.
A três companhias independentes (77ª, 78ª e 92ª CIPM) e as unidades especiais (Rondesp, Cipe e Falcão) atuam em todos os bairros e na zona rural – onde não houve ocorrências -, para fazer o decreto governamental. Entre ontem à noite e as 5h00 da manhã de hoje, foram 28 averiguações de denúncias anônimas de descumprimento do decreto, via 190; 49 orientações diretas ao público, duas atuações policiais em situações de aglomeração de pessoas e um estabelecimento fechado fora do horário estabelecido.