Prefeita em exercício de Conquista adere ao consórcio de municípios para compra de vacina contra Covid-19


O município de Vitória da Conquista fez adesão ao consórcio articulado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacina contra Covid-19. A decisão foi confirmada pela prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM), que teria comunicado ao governador Rui Costa, em reunião virtual esta tarde, em que o gestor estadual e prefeitos e prefeitas discutiram as próximas medidas restritivas visando à contenção das taxas de contaminação, ocupação de leitos e óbitos no estado.

Sheila não adiantou a quantidade de doses que a Prefeitura de Vitória da Conquista poderá comprar. Ela informou que pediu à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) um estudo sobre a aquisição da vacina, tanto da quantidade como da capacidade de pagamento por parte do município, caso a Prefeitura tenha que pagar.

ACORDO

O presidente da FNP, Jonas Donizette, disse que mais de 100 prefeitos já aderiram ao projeto. “Só ontem mais de 100 municípios aderiram. Fizemos uma conferência e tivemos mais de mil acessos na plataforma. Foi explicado o funcionamento: a prefeitura não vai desembolsar o valor. A FNP está fazendo toda estruturação jurídica desse consórcio. O prefeito precisa fazer a simples adesão. E o prazo para estarmos aptos a comprar vacina é 22 de março”, afirmou Donizzete, de acordo com o UOL.

Ainda de acordo com o UOL, a FNP conta com um acordo feito com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que teria se comprometido a pagar por qualquer acordo que o consórcio de prefeitos fizer. Por isso já existe até uma reunião agendada com a fabricante da vacina russa Sputnik V. “Mediante a situação que vivemos, com 91% da população confiando na vacina, temos que aproveitar e comprar vacinas. Independente de marca”, ressaltou o presidente da Frente Nacional de Prefeitos.


 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente