Polícia Civil prende dona de canil ilegal que mantinha 46 cães em situação de maus tratos em Conquista


Em uma ação inédita em Vitória da Conquista, uma equipe da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) libertou 46 cães de diversas raças, a maioria filhotes, que estavam sendo mantidos, sob maus tratos, por uma moradora do bairro Bem Querer, em Vitória da Conquista. A equipe, coordenada pelo delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, chegou à casa após outros moradores do bairro que procuraram o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para denunciar que a vizinha agredia os cachorros diariamente e que os animais eram mantido em condições de maus-tratos.

Os policiais, acompanhados pelo Corpo de Bombeiros e por representantes de associações de proteção de animais, confirmaram a denúncia e encontraram os 46 cães confinados em vários ambientes da residência, locais bem sujos e parte deles sem iluminação natural, de acordo com o delegado Marcus Vinicius.

A mulher, de iniciais M.L.C., 53 anos de idade, não apresentou licença para que o local funcione como canil e recebeu voz de prisão em flagrante delito de maus-tratos de animais. Ela chegou a reagir à prisão, mas foi contida e conduzida ao Disep. Os animais foram encaminhados a clínicas veterinárias de Vitória da Conquista para acolhimento provisório e assistência médica. Alguns estavam com diarreia e/ou febre.

Para o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, a ação, realizada pela primeira vez na cidade, “servirá de incentivo à população para denunciar eventuais maus-tratos a animais”. A dona do canil ilegal foi autuada como incursa no artigo 32, parágrafo primeiro, da lei 9.605/98 e pode pegar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda.


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente