Dudé defende nome de ACM para avenida do aeroporto de Conquista. Proposta encontra resistência na oposição


Um projeto de lei apresentado em julho de 2019, homenageando o ex-governador da Bahia e ex-senador Antônio Carlos Magalhães (ACM) com o nome da avenida de acesso ao Aeroporto Glauber Rocha, volta ao debate na Câmara de Vereadores. A proposta, de autoria do vereador Luís Carlos Dudé (MDB), atual presidente da Casa, e do então vereador Edivaldo Ferreira Júnior, foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final na época. Da comissão faziam parte os próprios Dudé e Edivaldo e mais o vereador Valdemir Dias (PT).

Na sessão desta sexta-feira (5), o projeto voltou a ser defendido por Dudé. Ao justificar essa homenagem, o vereador lembrou algumas ações de ACM que contribuíram para o desenvolvimento de Vitória da Conquista, entre elas, a criação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Ele destacou que falta homenagens ao líder político no município e pediu o apoio aos demais vereadores para aprovar o projeto de lei.

ACM na inauguração do Hospital Regional de Vitória da Conquista, ladeado pelo atual senador Otto Alencar, então secretário estadual da Saúde, ex-deputado deputado estadual, Clóvis Flores (1994)

CORIOLANO SALES

Com coragem, Dudé também lembrou do ex-deputado federal Coriolano Sales, falecido em 21 de maio de 2018, que, na condição de deputado estadual e federal, conseguiu recursos para diversas obras importantes, como o Anel Viário, e foi o grande incentivador das cooperativas de crédito da região, entre outras conquistas. O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista sugeriu que o nome de Coriolano seja dado à avenida que ligará o aeroporto ao bairro Campinhos.

Coriolano Sales, que foi presidente da Assembleia Legislativa e da Constituinte Baiana. em 1989, é o único político de destaque na história política de Vitória da Conquista que não tem o nome em qualquer equipamento ou via pública.

CONTRA

Para o vereador Chico Estrella (PTC), a via de acesso ao Glauber Rocha deve homenagear Coriolano Sales, pela lista de serviços prestados ao município, e não ter o nome do ex-governador Antônio Carlos Magalhães

O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) também se disse contra o projeto de lei defendido por Dudé. Ele reconheceu a importância do ex-governador da Bahia, mas argumentou que a Câmara de Vereadores precisa prestigiar outros personagens que contribuíram para o desenvolvimento do município. Nesse sentido, ele seguiu a sugestão do vereador Chico Estrella.

COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES – FOTO DA AVENIDA: BLOG DO ANDERSON

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente