Estado enviará as doses de vacina de Covid que Conquista não recebeu por não atualizar percentual de aplicação


A prefeita de Vitória da Conquista em exercício, Sheila Lemos (DEM) foi informada no início da manhã que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) enviará, ainda nesta quinta-feira (11), um novo lote com 3.490 doses de vacina contra a Covid-19, das 178.600 doses do imunizante Coronavac, produzido pelo Butantan, que o Estado recebeu ontem.

O município havia ficado de fora da distribuição porque, de acordo com a Sesab, a secretaria municipal havia informado ao sistema a aplicação de apenas 82,05% das primeiras doses, até as 17 horas da terça-feira (9), e, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne representantes de todas as secretarias municipais de saúde e da secretaria da saúde do Estado, havia sido decidido que apenas os municípios que tivessem utilizado 85% ou mais das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 receberiam os imunizantes vindos na nova remessa que chegou ao Estado ontem.

Hoje pela manhã, fontes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disseram ao BLOG que a secretaria digita diariamente as doses aplicadas, e que não se descartava a possibilidade de uma manobra da Sesab para deixar Vitória da Conquista sem vacina, mas que tudo seria apurado.

Apesar de no painel da Sesab o município ter aparecido como tendo feito uso de apenas 82,05% das vacinas recebidas para a 1ª dose, até o fim da tarde de terça, os mais recentes “vacinômetros” – gráficos da Secretaria Municipal de Saúde com números da vacinação contra a Covid-19 -, mostravam que na segunda e na terça-feira, 8 e 9,  já teriam sido aplicados 100% do imunizante que chegou até a semana passada e 5.166 de 7.330 da 2ª dose (66,69%).

CONFIRMADO  NOVO ENVIO

Fizemos contato com a assessoria de Comunicação da Sesab e obtivemos a confirmação de que haverá o envio de novas doses para o município entre hoje e amanhã (12). Na resposta a secretaria estadual informa que “o Núcleo de Saúde Regional Sudoeste já está fazendo a logística de distribuição das vacinas para os munícipios da região [incluindo Vitória da Conquista] que conseguiram atingir a marca de 85% de utilização das doses anteriormente recebidas. A previsão é que nesta sexta-feira, toda a remessa já tenha sido entregue”.

ATUALIZADA PARA INCLUIR QUANTIDADE DE DOSES QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECEBERÁ.


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: