Depois de carta de Conquista, Rui conversa com Sheila e outros gestores sobre ajustes em medidas restritivas


Apesar dos equívocos de estilo e cerimonial, a exemplo de endereçar ao governador com cópia para o secretário da Saúde, com saudação no plural, a carta enviada pelo Comitê de Gestão de Crise da Covid-19, assinada pelo coordenador Kairan Rocha e por Ramona Pereira, secretária de Saúde, foi bem recebida pelo governador Rui Costa (PT), que já está discutindo com a prefeita em exercício Sheila Lemos (DEM) e outros prefeitos da região, como Quinho Tigre e Zé Bahia, de Belo Campo e Tremedal, de que modo o Governo do Estado e prefeituras podem ajustar as ações considerando as peculiaridades regionais e de cada município.

A carta de Vitória da Conquista lista as ações que o CGC entende como mais efetivas para conter o aumento dos índices de contaminação, internação e mortes com a Covid-19. Para o comitê municipal, seria mais eficaz estender horários do que encurtá-los, porque isso reduziria a movimentação de pessoas no comércio, por exemplo. Bares e restaurantes teriam o horário de funcionamento mais longo e não serviriam bebidas alcoólicas no fim de semana. O toque de recolher mudaria de 20h00 às 5h00 para 22h00 às 5h00, com a suspensão do lockdown nos fins de semana em nosso, “com a manutenção da proibição de consumo, em locais públicos, de bebidas alcoólicas e de eventos que promovam aglomerações”.

A Prefeitura garante que “a fiscalização se manterá e os estabelecimentos que eventualmente descumpram as regras, serão responsabilizados”. Para o CGC, a situação está mais crítica em outros municípios e devido à falta de leitos nestes, os pacientes são encaminhados para Vitória da Conquista, o que explica as taxas de ocupação nos hospitais locais, que não estariam lotados se dependesse do quadro da pandemia no município, e dá um exemplo: “Atualmente, temos em nosso município 29 (vinte e nove) pacientes do município de Brumado, sendo que 19 (dezenove) destes estão internados em leitos de UTI. Assim, ressaltamos a importância da implantação de mais leitos na Região Sudoeste da Bahia.”.

O governador Rui Costa deve se manifestar ainda nesta sexta-feira sobre as sugestões da Prefeitura de Vitória da Conquista e de outros municípios, que também pedem ações considerando as realidades locais e o reforço de leitos de UTI na região.

Veja a carta do CGC de Vitória da Conquista ao governador na íntegra


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: