Fake news do bem? | Conversa que assessor disse ter mantido ontem com Herzem não teria ocorrido, avaliam fontes do governo


O assessor especial de Gabinete da Prefeitura de Vitória da Conquista, Gildásio de Oliveira Carvalho, postou ontem em seu perfil de Instagram a informação de que o prefeito Herzem Gusmão teria ligado para ele na manhã daquele dia. O assessor, que foi candidato a vereador na eleição passada pelo mesmo partido do gestor, com o nome de Gil de Herzem e teve 1.718 votos, ficando na suplência, não detalhou a conversa que disse ter tido com o prefeito, que está na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi internado para tratar da Covid-19, hoje teve seu estado de saúde agravado e precisou ser intubado.

O assessor, um dos mais próximos de Herzem Gusmão, desde a campanha de deputado de 2014, publicou um print da tela do celular que mostraria a ligação e escreveu: “Falo com o prefeito e amigo @herzemgusmao sempre, mas início da manhã de hoje recebo uma ligação do nosso amado prefeito @herzemgusmao com notícias maravilhosas !!! Deus sempre no comando ! O Pai tá On“.

O print da tela mostra que Gil recebeu duas chamadas – de um minuto e um segundo – de um número que seria de Herzem Gusmão e retornou em seguida em uma chamada de 14 segundos.

A postagem do assessor foi, inicialmente, chamada de fake news do bem, porque teria sido com a intenção de ajudar a desfazer o efeito de boatos que vêm circulando sobre o agravamento do quadro de saúde de Herzem.

Mas, diante da notícia, postada hoje nas redes sociais do prefeito, de que o quadro de saúde dele é grave, a avaliação, inclusive de colegas de trabalho de Gildásio de Oliveira Carvalho, é de que a conversa dificilmente teria acontecido, e, de fake news do bem, a postagem ganhou condenações, especialmente porque trazia como tom a comemoração de que o prefeito teria lhe adiantado que daria “notícias maravilhosas” a Vitória da Conquista, isso na véspera da confirmação da gravidade de seu quadro de saúde

Ontem, pela manhã, o BLOG falou com três pessoas próximas ao prefeito para saber se Herzem havia ligado para mais alguém do governo. Uma das pessoas respondeu que a última vez que ouviu o líder político foi a mensagem gravada enviada por ele no sábado (6). “Pelo que sei, Herzem não está com celular na UTI”, disse a fonte. Outro comentou que a mensagem de Gil era esperançosa e fizeram bem a quem torce pelo prefeito, mas disse que não recebeu ligação telefônica de Herzem e acha que o assessor também não, pois a informação é de que o celular do gestor estaria com a filha dele, Thaís.

Um secretário, ao ver o print e ser perguntado se Herzem havia ligado para ele também, respondeu apenas:  “Desconheço tudo isso aí”.

Também ontem, enviamos mensagens escritas e áudio a Gildásio Oliveira, por meio do WhatsApp, ele visualizou, mas não deu resposta.


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: