Rui Costa, Câmara de Vereadores, políticos e partidos lamentam morte de Herzem Gusmão

Em suas redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a morte do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão. O governador escreveu: “A pandemia continua fazendo vítimas. Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, uma das grandes cidades do nosso Estado. Na política, atuamos em campos opostos, mas procurando sempre cumprir a nossa missão. Minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus os conforte.”

O deputado federal Waldenor Pereira emitiu nota manifestando sua tristeza: “Apresento à família de Herzem Gusmão Pereira meus sinceros sentimentos de pesar e de solidariedade nesse momento de dor e luto. Junto-me ao lamento da população conquistense pela perda do prefeito do município num momento tão dramático que a sociedade atravessa, somando-se a mais uma forte dor enfrentada por tantas famílias que perderam seus entes queridos. Herzem Gusmão teve uma carreira política de destaque, como prefeito do município de Vitória da Conquista, tendo anteriormente exercido o cargo de deputado estadual. Profissionalmente se projetou como jornalista, radialista e comentarista político, trabalhando durante décadas na Rádio Clube de Conquista e posteriormente na Rádio Brasil FM apresentando o seu programa diário Resenha Geral. Que Deus conforte a sua família.”

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista publicou nota no site oficial em que destaca a trajetória de Herzem e lamenta a sua perda. “A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito municipal Herzem Gusmão Pereira, aos 72 anos. Herzem faleceu na noite desta quinta-feira, 18. Ele foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro. Após ficar internado no Hospital Samur, Herzem foi transferido para o Sírio Libanês, em São Paulo, com complicações pulmonares causadas pela doença. Neste momento de dor, o presidente da CMVC, Luís Carlos Dudé (MDB), em nome de toda a Mesa Diretora e demais colegas, presta condolências e se solidariza com os familiares e amigos enlutados pela grande e irreparável perda.

Zé Raimundo, que disputou com Herzem as duas eleições de prefeito, destacou que os dois estiveram em lados opostos na trajetória política, mas sempre mantiveram relações civilizadas e respeitosas e que ele torceu pela recuperação do prefeito.  “É com grande pesar que recebo a notícia do falecimento do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta-feira (18), após lutar bravamente contra a COVID-19. Em nossas trajetórias políticas já estivemos de um mesmo lado e de lados opostos. No entanto, sempre mantivemos relações civilizadas e respeitosas. É preciso dizer que, diante do cenário que estamos enfrentando, a única guerra possível é contra a pandemia da COVID-19, que atinge famílias e deixa rastros de dor e de luto. Durante o período em que Herzem esteve internado, estive, junto com milhares de conquistenses, torcendo pela sua recuperação e saúde. Infelizmente, essa doença nos mostra que todos estamos vulneráveis, enquanto a população em massa não for vacinada. Deixo a todos os seus familiares, em especial à sua mãe, Dona Zilda Gusmão, sua esposa Dona Luci Gusmão e seus filhos Danilo, Érica e Thaise, o meu abraço respeitoso e os meus mais sinceros sentimentos. Que Deus o acolha em Sua morada.”

O também candidato a prefeito no 1º turno de 2020, Romilson Filho, do PP, manifestou seu lamento e solidariedade em nome dele e do grupo político que lidera: “Romilson Filho e demais membros do Grupo Independente lamentam a morte do prefeito Herzem Gusmão e desejam que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.”

O presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga e prefeito de Belo Campo, José Henrique da Silva Tigre, também emitiu nota de pesar: “Sem palavras para expressar o meu sentimento nesse momento. Vitória da Conquista perde um grande ser humano. Tive a grandeza de travar grandes embates no campo da política. Hoje sinto-me comovido e solidário a todos familiares. Meu profundo pesar!!!”

O diretório do PT também publicou nota de pesar e expressou solidariedade, considerando que se faz necessário deixar de lado diferenças político-partidárias: O Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista lamenta o falecimento do Sr. Herzem Gusmão, Prefeito de nossa cidade. Neste momento de dor e luto para familiares, amigos e correligionários se faz necessário que deixemos nossas diferenças político-partidárias de lado. Nós do PT de Vitória da Conquista nos solidarizamos com o luto dos que choram. Que Deus nos abençoe nesse momento tão difícil para toda humanidade.”

O PSOL de Conquista foi outro partido que lamentou o falecimento de Herzem: “Neste momento de dor e luto estendemos nossos sentimentos aos familiares, amigos, correligionários, admiradores e simpatizantes, independente de nossas diferenças políticas. Nós do PSOL Conquista nos solidarizamos com o luto de todos os que sentem a sua partida. Desejos de força e paz nesse momento tão difícil à família do Prefeito e a todas as famílias que enfrentam a perda dos seus em decorrência da pandemia que vivemos.”
O PSD publicou um card nas redes sociais (ao lado).

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente