Conquista fica de fora de novo lote de vacinas contra Covid-19 por aplicar menos de 85% da 1ª dose, diz Sesab


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já está realizando a distribuição para os municípios das vacinas que chegaram na manhã deste sábado (20). Ao todo são 441.200 doses, sendo 263.200 do Instituto Butantan e 178.000 da Fiocruz. Dos 417 municípios da Bahia, 273 estão recebendo novas doses e 144 ficaram de fora por não cumprirem a meta de utilização de 85% das vacinas enviadas para a 1ª dose, conforme  decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Ao verificar que, de acordo com o painel de acompanhamento da cobertura vacinal da Sesab, Vitória da Conquista estava com apenas 74% de aplicação da 1ª dose, o BLOG fez contato com a assessoria da órgão estadual e obteve a informação de que o município não receberá novas vacinas das que chegaram hoje para a Bahia.

Segundo a assessoria da Sesab, os números constantes no painel on-line refletem dados enviados até 15h00 de ontem. “Há uma atualização para ocorrer. Salvador, por exemplo, está com 88,01% e Feira de Santana com 91,31% e Vitória da Conquista estava com 84,38%”, explicou o diretor de comunicação secretaria, Pablo Vinicius Silva Barbosa. De acordo com ele, não haverá ressuprimento para Vitória da Conuista enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não alcançar 85% da aplicação da 1ª dose, conforme a decisão da CIB.

Em respeito ao funeral do prefeito Herzem Gusmão, falecido na quinta-feira (18), a SMS transferiu a vacinação dos trabalhadores da saúde que estava agendada para a manhã deste sábado para a próxima segunda-feira (22). O horário e local são os mesmos: de 9h00 às 12h00 no Colégio Paulo VI, localizado na Avenida Brumado, bairro Ibirapuera.


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

3 thoughts on “Conquista fica de fora de novo lote de vacinas contra Covid-19 por aplicar menos de 85% da 1ª dose, diz Sesab

  1. Giorlando, Leio seu blog e vejo o quando são coerentes e responsáveis seus dados divulgados, me inquieta sim, saber que diante da urgência de imunizar a população a SMS estocar vacina.
    Queria que através desse meio de Cominicacao tão eficiente, sugerisse que colocasse sempre uma faixa etária a mais, exemplo se estão vacinando acima de 79 anos que chamasse acima de 78.
    Sabemos que muitos ainda recusam se vacinar, daí esse índice inferior. Várias cidades já estão vacinando população de 75 anos.
    Precisamos rever esses procedimentos e protocolos

  2. Esowro que os dados sejam atualizados e as doses cheguem a Vitória Vitória da conquista nao pidemis fixar sem a cacina pir incompetência de alguns!

Comente