Depois de ficar de fora de distribuição, Conquista recebe mais 7.710 doses das vacinas contra Covid-19


Depois de ter ficado de fora da distribuição de vacinas que chegaram à Bahia na manhã de sábado (20) e começaram a ser entregues aos municípios no mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que Vitória da Conquista recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), 7.710 doses da vacina contra a Covid-19 para primeira aplicação, sendo 4.120 da CoronaVac, do Instituto Butantan, e 3.590 doses da AstraZeneca, da Oxford/Fiocruz.

O município não recebeu as novas doses ao mesmo tempo que os demais porque não havia informado o cumprimento da meta de 85% definida pela da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. O atraso foi muito criticado pelo prejuízo causado no ritmo da vacinação.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pela distribuição das vacinas enviadas pelo Governo Federal também foi criticada porque teria sido muito rígida com Vitória da Conquista, que havia alcançado 84,38% da meta, conforme informou ao BLOG a assessoria da secretaria estadual. (Veja aqui)

IDOSOS DE 70 ANOS E QUILOMBOLAS

Com as doses que chegaram, de acordo com divulgação feita pela Secretaria de Comunicação (Secom), a vacinação dos idosos em Vitória da Conquista será feita por escalonamento de idade durante toda a semana. As doses da Astrazeneca serão destinadas para 34% dos idosos na faixa etária entre 70 e 74 anos e 20% da população quilombola com mais de 18 anos.

Já o quantitativo recebido da CoronaVac vai vacinar 51% dos idosos de 70 a 74 anos, além de 100% dos pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise no município – a Secretaria Municipal de Saúde já solicitou das clínicas as listas nominais desses pacientes em tratamento.

Os dias, horários e locais serão divulgadas previamente nos canais oficiais da Prefeitura. Esta é a 9ª etapa da primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 e, até o momento, esse foi o maior quantitativo de doses já recebido pelo município.

Até a última sexta-feira (19), já tinha sido vacinadas, em Vitória da Conquista, 21.669 pessoas com a 1ª dose, sendo que 5.874 delas já receberam a 2ª dose.



Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: