Secretaria da Saúde da Bahia se posiciona sobre ocupação de leitos Covid em Vitória da Conquista


Vitoria da Conquista é o 4° município da Bahia com mais casos confirmados para Covid-19, sendo 26.764 registros. Além disso é o quinto município com mais casos ativos (355) e óbitos por residência (371). Na sexta-feira (26), o município chegou a uma taxa de ocupação de 97% das UTIs. Neste cenário, não é recomendado flexibilizar as medidas restritivas adotadas até o momento, afirma a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Em nota, a Sesab esclarece que trabalha sempre no sentido de que qualquer paciente, independente do agravo, seja atendido em seu município/região. Há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia e na região Sudoeste, em específico, hoje encontram-se 197 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), sendo 90 de UTI. Já a região Sul possui 350 leitos ativos nesta data, sendo 146 de terapia intensiva. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado em ofertar assistência digna e de qualidade em todas as regiões, evitando assim, o deslocamento de pacientes e suas famílias.

Na oportunidade, cabe lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e oferta atendimento a todos os brasileiros de forma irrestrita e, caso necessário, qualquer paciente, independente do agravo, pode ser atendido em qualquer localidade. A divulgação infundada de que há um plano deliberado de transferência de pacientes caracteriza notícia falsa e irresponsável. Aqueles que a difundem não possuem credibilidade e portanto devem ser desconsiderados.

MAIS LEITOS NA BAHIA

Recentemente, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia divulgou que, em um esforço contínuo para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes com diagnóstico de Covid-19, a Bahia soma atualmente mais de 3 mil leitos ativos dedicados à doença. Apenas neste .

Entre janeiro e março deste ano, foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Alagoinhas, Guanambi, Caetité, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim, Jacobina, Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Jequié e Porto Seguro. O número de leitos ativos e a ocupação estão detalhados no Business Intelligence.


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente