Casos de dengue caem 72% no primeiro trimestre em Conquista, mas SMS alerta que perigo continua


Os casos confirmados de dengue em Vitória da Conquista, no primeiro trimestre deste ano, ficaram bem abaixo dos números registrados no mesmo período do ano passado. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (30), entre o começo de janeiro e sexta-feira (26) foram confirmados 16 casos, enquanto nos três primeiros meses de 2021 foram 57 registros, conforme pesquisa do BLOG no site da prefeitura.

Também é menor a quantidade de casos de zika, que teve nenhuma confirmação no boletim atual e apenas uma no período equivalente do ano passado.

Já com a chikungunya ocorreu o contrário: apareceu com seis casos registrados entre o primeiro dia de janeiro e 26 de março deste ano, mas não teve registro em 2020.

No boletim anterior ao desta terça-feira, divulgado no dia 18 de março, o Centro de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, havia contabilizado 12 casos de dengue, quatro de chikungunya e zero de zika, aumento de 33,33% para dengue e 50% para chikungunya em uma semana.

Em todo o ano passado, foram notificados 4.240 casos dengue, 48 de zika e 76 de chikungunya. Com os números atuais a projeção é de que muito dificilmente este ano tenha índices sequer parecidos, mas a SMS alerta que a população deve continuar tomando cuidado como evitar o acúmulo de água parada em pratinhos de plantas ou qualquer outro recipiente; vedar adequadamente reservatórios de água; limpar a caixa coletora de água atrás da geladeira, além de evitar o descarte de lixo em locais e horários incorretos.

Denúncias ou solicitação da visita dos agentes de endemias podem ser feitas pelo número (77) 3429-7421.

CASOS DE ARBOVIROSES EM VITÓRIA DA CONQUISTA

  Dengue Chikungunya Zika
1º trimestre 2021 16 6 0
1º trimestre 2020 57 0 1
Todo ano de 2020 4.240 76 48

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente